Criar um ciclo de informação e novos comportamentos…
O Núcleo de Audiologia é parte de uma mudança de conceitos, a qual envolve profissionais da área , meios de comunicação e a população em geral.
Ouça as cores da vida
Projeto Educacional
Agregando Valores:
Consultoria, aconselhamento, programa de estimulação pós adaptação, eventos científicos nacionais e internacionais, envolvimento e criação de campanhas de responsabilidade social e inovação disruptiva
Cumprindo um Papel Social:
Funcionários e empresas, dos setores públicos e privados, são treinados para atender o deficiente auditivo
Inclusão Social Lúdica:
Otacílio, um aparelho auditivo humanizado, participa de eventos de ação social, orientando sobre a surdez e minimizando preconceitos
Setembro Azul
Núcleo de Audiologia apoia e faz Doação de Livros “Otacílio vai à Escola”
Datas especiais como o #setembroazul também precisam ser celebradas de forma especial. Esse mês recebemos aqui no Núcleo de Audiologia a Cenira Gums, coordenadora pedagógica da Apascamp e a Fga Jackeline Gomes, fonoaudióloga do Instituto Dona Carminha.
A Apascamp e o Instituto Dona Carminha prepararam uma programação para celebrar o mês de setembro.
Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul, o mês é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos. A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, já que vem da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. São várias as datas voltadas às histórias de resistência da comunidade surda ao longo de setembro.
O Núcleo de Audiologia apoia eventos com a doação de livros “Otacílio vai à Escola”, materiais de orientação “Tools for Schools Cochlear Implant Information Pamphlet”
O e-book “Otacílio vai à escola” continua fazendo um grande sucesso. Além da parceira que nós do Núcleo de Audiologia fizemos com a APASCAMP e Instituto Dona Carminha, entregando exemplares físicos, você pode fazer uso desse rico material baixando em nosso site. Ele faz parte de um projeto de inclusão de vanguarda, criado e desenvolvido em 2005, o livro foi idealizado pelas fonoaudiólogas Ana Maria Torres (in memoriam) e Raquel Munhoz, responsável técnica e gestora do Núcleo de Audiologia. Escrito e versado pela Fga Claudia Cotes e ilustrado pelo artista plástico Dimas Restivo é uma pequena obra de arte, tendo como objetivo a inclusão da criança surda na escola.
Sua história tem como foco a quebra de preconceito e incentiva as crianças ouvintes a conhecerem a personagem. Otacílio, um aparelho auditivo humanizado, ilustrado como um “amigo” no primeiro dia de aula, que tem muitos sonhos, um grande desejo de aprender, apaixona-se pela professora e lida com suas dúvidas sobre a profissão que vai escolher. Baixe o nosso livro em nosso site https://www.nucleodeaudiologia.com.br/clube-da-crianca/o-otacilio/
Vídeo Apascamp:
Vídeo Instituto Dona Carminha:
O Otacílio
Projeto Educacional
O personagem Otacílio (do latim “o que escuta”) é parte do programa. Ele é um aparelho auditivo humanizado que quer orientar sobre a surdez e minimizar preconceitos, através da interação de crianças ouvintes e surdas.
Otacílio participa de eventos de ação social e visita espaços públicos e privados, distribuindo livros educativos.
Plano Flexível
A Melhor Maneira de Gerenciar sua Reabilitação Auditiva
Você está pronto para experimentar reabilitação auditiva de uma maneira completamente nova e diferente?
Um plano flexível e inovador que foi desenhado exclusivamente pelo Núcleo de Audiologia, para atender à demanda de quem precisa cuidar da audição e enfrenta dificuldades financeiras, para adquirir novos aparelhos auditivos.
Ear Parede
O Núcleo de Audiologia é patrocinador oficial do Ear Parade 2019.
Conscientização e arrecadação de recursos para entidades voltadas à saúde e à reabilitação da audição.
A Ear Parade é o primeiro movimento de arte urbana no mundo relacionado à saúde auditiva que atua também como ferramenta de conscientização, visto que atualmente temos mais de 12 milhões de brasileiros que apresentam perda auditiva, em algum grau.
A ideia é que, por meio da democratização da arte, temas como perda auditiva e aparelhos auditivos sejam aboerdados de forma descontraída, positiva e com grande impacto na sociedade em suas diversas classes sociais.
O evento é uma parceria da Fundação Otorrinolaringologia e do Instituto CEDAO. Desta forma, além de parte do dinheiro arrecadado ser doado para Instituições voltadas a esse mesmo objetivo, ele também será destinado para pesquisas nessa área.
O Som da Solidariedade
O programa de incentivo à estimulação auditiva, tem o propósito de fomentar e promover a intervenção precoce à estimulação auditiva.
Idealizado e desenhado pela nossa fonoaudióloga responsável técnica, Fga Raquel Munhoz, tem o apoio do Núcleo de Audiologia, que disponibiliza um banco de aparelhos auditivos.
O programa dá acesso ao indivíduo com deficiência aditiva, de qualquer idade, que não pode investir em seus aparelhos auditivos nesse momento, tornando possível o início de sua jornada auditiva, imediatamente após o diagnóstico da surdez.
Núcleo em Comunicação com Você
Desde o início da pandemia, procuramos observar com um olhar muito cuidadoso, pensando sobre o que isso poderia acarretar nos nossos pacientes com deficiência auditiva, sobretudo nos mais idosos, que foram obrigados a permanecer sozinhos em suas casas.
Certo de que eles sofreriam um grande impacto em sua comunicação, como resultado desse distanciamento, do uso de máscaras e da comunicação por meio de dispositivos eletrônicos, sentimos a necessidade de encontrar novas estratégias e criar novos canais de apoio.
Qual é o seu som Favorito?
Iniciamos a Campanha da Unitron Global, “Qual é o seu Som Favorito?”, no Brasil em dezembro de 2015 . Atualmente a campanha está sendo realizada em nossa rotina clínica no Núcleo de Audiologia.
Essa é uma campanha mundial e tem o próposito de homenagear as pessoas com deficiência auditiva, seus familiares, amigos e os profissionais que trabalham com audição, mostrando de forma divertida a importância da audição na vida das pessoas e a nossa paixão por fazer ouvir.