Métodos de Avaliações Auditivas

Emissões Otoacústicas (Teste da Orelhinha)
O método mais eficaz de Triagem Auditiva é a pesquisa das Emissões Otoacústicas (EOA), que deve ser realizada em todo recém-nascido. É um exame objetivo, rápido e não invasivo, com a função de detectar a presença ou não da perda auditiva.

PEATE – Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico (BERA)
O PEATE é um método importante e objetivo para verificar o funcionamento e integridade das vias auditivas. Auxilia no diagnóstico da perda auditiva, assim como fornece dados importantes para o processo de adaptação de prótese auditiva e para a reabilitação do bebê com perda auditiva. Pode ser realizado em qualquer idade, desde recém-nascidos até idosos.

Avaliação Audiológica Comportamental
A avaliação audiológica comportamental é complementar aos exames objetivos (EOA e PEATE). Consiste na observação das respostas e reações da criança a estímulos acústicos com instrumentos musicais, em situação controlada. É de grande auxílio para o diagnóstico, especialmente com crianças de até 3 anos de idade.

Avaliação Audiológica
O sistema auditivo periférico pode ser avaliado por meio da Avaliação Audiológica Básica, a partir dos 3 anos de vida. São testes realizados em cabina acústica, por meio do audiômetro e imitanciômetro devidamente calibrados. Essa avaliação irá detectar a existência ou não de perda auditiva, além do tipo e do grau da alteração.

Avaliação do Processamento Auditivo
Existem alterações auditivas que não estão relacionadas com a perda de audição. São falhas na habilidade de processar os sons. Processamento auditivo diz respeito a uma série de processos envolvidos na detecção, análise e interpretação dos sons. Pode-se dizer, então, que processamento auditivo é “aquil o que fazemos com o que ouvimos”. A avaliação do processamento auditivo é multidisciplinar, podendo ser indicada por diversos profissionais como: médico pediatra, médico otorrinolaringologista, médico neuropediatra, médico neurologista, fonoaudiólogos, professores, pedagogos, psicólogos, entre outros.

O exame é realizado pelo fonoaudiólogo.