Sabemos que receber o diagnóstico de perda auditiva não é fácil, sobretudo quando há a indicação médica para usar aparelhos auditivos. Há estudos que apontam que o período médio entre o diagnóstico da surdez e a intervenção com aparelhos auditivos, pode levar entre cinco a sete anos. Esse é um período permeado por muitos desafios e uma mistura de sentimentos, e as pessoas podem passar pela negação, pelo o luto, pela raiva, até chegar à aceitação.
Com a ajuda e o apoio de um fonoaudiólogo especializado em seleção e adaptação de aparelhos auditivos, é possível vencer essas barreiras e experimentar ouvir melhor, para que você retomar a qualidade de vida. Infelizmente, ainda hoje, algumas pessoas, sentem-se constrangidas e com vergonha de usar aparelhos auditivos e isso motivou-nos a criar algumas dicas, com o propósito de ajudá-las a superar esses obstáculos e não negligenciar o tratamento:
- Pense nas vantagens do aparelho auditivo: Tenha em mente que os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos altamente tecnológicos, com design centrado no cliente, e cada vez mais estéticos, intuitivos e confortáveis, impactando positivamente na sua qualidade de vida e na melhoria da comunicação.
- Tenha paciência com as pessoas: O novo usuário de aparelhos auditivos muitas vezes, tem a falsa sensação de que sofrerá muito preconceito e estará sujeito a olhares curiosos e comentários maldosos. No entanto, atualmente são poucas as pessoas que reparam nos aparelhos auditivos ou agem dessa forma. A melhor estratégia nesses casos é manter o foco na sua reabilitação auditiva e ignorar o ponto de vista alheio. Lembre-se: a dificuldade de ouvir e entender a comunicação acaba chamando mais a atenção que os próprios aparelhos auditivos.
- Siga no seu ritmo de adaptação: Vá com calma no processo de adaptação! Realize a experiência domiciliar assistida e em compartilhe suas dúvidas e qualquer tipo de desconforto físico ou acústico com seu fonoaudiólogo. Alta tecnologia e profissionais capacitados vão te ajudar a ter audibilidade dos sons de fala de forma confortável
- Personalize seu aparelho auditivo: Uma adaptação acústica e física personalizada vai te ajudar a superar os desafios iniciais relacionados com à adaptação e aceitação. É possível escolher o design, as cores e custmomizar seus aparelhos auditivos com adesivos ou piercings para aparelhos auditivos. Embora essa estratégia seja mais usada com crianças, são recurso que podem desfrutados em qualquer idade
- Converse com outras pessoas que usam aparelho: Conversar, interagir e trocar experiências pode auxiliar muito a tornar sua jornada auditiva mais leve e tranquila.
Confira nossas Ofertas

Artigos Recentes
Baixe nossos E-books
