Palavra do Diretor
“Meus dias como reabilitadora no Núcleo de Audiologia”
Tenho vivido dias muito especiais, desde o início da minha jornada nessa profissão apaixonante e com a séria missão de ajudar a quem necessita voltar a ouvir.
Aqui no Núcleo de Audiologia a busca diária é pelo trabalho em equipe com atuação de excelência e alta performance, mas, mais do que isso o nosso grande desafio é treinar-nos como equipe, a exercitar o verdadeiro sentido do “Ouvir”, do Sentir” e do Agir” para que possamos atuar prontamente e de maneira diferenciada, atender de forma pontual e assertiva, agir com ética, transparência e respeito, primeiro entre nós, os membros dessa equipe, para que, em seguida, estejamos prontos e aptos para replicar com nossos pacientes esse nosso jeito de agir, que é a forma mais simples de exercer a nossa linda missão.
Qual é nosso desafio diário para exercer a missão que assumimos? É aprender a “Ouvir” com generosidade, “Sentir” com compaixão e “Agir” com gratidão.
“Ouvir” com atenção, para entender as necessidades do outro sem julgamentos, “Sentir” compassivamente as dificuldades e dores do outro, para que possamos “Agir” com integridade, intervindo corretamente e, ao mesmo tempo, agradecendo àquela nova oportunidade de aprendermos novas lições, enquanto cuidamos do outro.
Sigo nessa jornada desde 1991, e, ao longo desses anos foram inúmeras oportunidades de “ouvir pessoas ouvindo” e aprender com cada uma delas a sentir suas emoções, entendendo que não há uma fórmula única e milagrosa que se aplique a todos, há sim um jeito único, personalizado e customizado para cada ser humano, que nos permite intervir delicadamente para ajudar a voltar a ouvir, com sucesso clínico. Delego a essas pessoas todas as vivências que me me fizeram ter o Expertise em reabilitar e, principalmente, para treinar tantas equipes para fazer isso com eficiência e paixão.
Nessa longa jornada minha experiência tem sido fantástica ao lado de cada paciente. Tanto como diretora e gestora, quanto como audiologista reabilitadora ou no papel de quem disponibiliza produtos de alta tecnologia e o expertise à minha equipe e colegas fonoaudiólogos, para que possam reabilitar com sucesso clínico os cliente que têm perda de audição.
Saber que temos disponíveis todas as ferramentas clínicas que nos auxiliam nesse “cuidar”, sob um olhar tão diferenciado para com quem cuidamos, nos dá extrema segurança e flexibilidade.
Ter acesso a dispositivos tecnológicos que foram desenvolvidos através de pesquisas e centrados no cliente, com o propósito de quebrar todas barreiras que se encontram entre o silêncio e o som, tornam a nossa missão palpável, realizável.
Por esse motivo Meus Dias Como Fonoaudióloga, aqui no Núcleo de Audiologia têm de sido de muitas alegrias e sucesso.
Raquel Munhoz
Fonoaudióloga e Diretora do Núcleo de Audiologia