Causas da perda Auditiva
Muitos fatores podem causar perda auditiva, alguns deles nós podemos controlar prevenindo-a, mas há outros que não. Dessa forma, o melhor caminho é conhecer alguns sinais e procurar um fonoaudiólogo especialista para avaliar sua audição, ao menos uma vez por ano.
As causas mais comuns incluem: exposição ao ruído excessivo, causas genéticas, complicações ao nascimento, certas doenças infecciosas, infecções do ouvido crônica, alguns medicamentos ototóxicos, o envelhecimento, álcool, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes ou hipoglicemia, dentre outros.
Aproximadamente 60% das perdas auditivas na infância devem-se a causas que podem ser prevenidas (rubéola congênita, toxoplasmose na gestação, caxumba, otites de repetição, dentre outras). No entanto, nem todas as perdas auditivas possam ser evitadas.
Todos nós podemos adotar algumas medidas para cuidar melhor dos nossos ouvidos, tais como:
- Usar protetores auriculares ao trabalhar em ambientes ruidosos;
Controlar adequadamente o volume de dispositivos eletrônicos quando usados com fones de ouvidos; - Usar tampões auriculares para atividades aquáticas;
- Prestar atenção à nossa audição, quando apresentamos alguns sinais como: zumbido, sensação de ouvido cheio ou abafado, dor de ouvido, tonturas;
- Procurar o aconselhamento de um especialista nessas circunstâncias e realizar uma avaliação auditiva uma vez ao ano.
A perda auditiva pode ser insidiosa e acontecer lentamente, o que a torna muitas vezes difícil de ser percebida. Os sinais de deterioração não são tão evidentes, em muitos casos, sendo facilmente ignorados. Em geral, são as outras pessoas que notam primeiro quando estamos com perda auditiva. Por esse motivo dê ouvidos aos seus familiares, amigos e colegas de trabalho.
Conhecer os sinais da perda auditiva e prestar atenção neles é a melhor maneira de manter a saúde auditiva, Saiba como identificar alguns sinais:
- Assistir a televisão ou ouvir música consistentemente em um volume alto;
- Dificuldade para para acompnhar conversas (especialmente em ambientes ruidosos, tais como restaurantes, shoppings, festas, pequenos grupos de pessoas…);
- Pedir frequentemente às pessoas que repitam o que falam;
- Evitar situações de escuta difíceis e preferir o isolamento;
- Reposicionamento para apontar seus ouvidos para o som;
- Dificuldade para ouvir o telefone tocar, a campainha ou sirenes.
O QUE ACONTECE COM PERDA AUDITIVA NÃO TRATADA?
Aconselhamos que você comece com uma avaliação de audição com um fonoaudiólogo especialista em audiologia para connhecer seus limiares auditivos. A perda auditiva não tratada pode causar sérios problemas maiores a médio /longo prazo, especialmente com o avanço da idade. Pode acarretar falhas ou perda das habilidades auditivas em geral – atenção, discriminação de sons da fala, falhas de memória auitiva, localização da fonte sonora, além de contribuir para a evolução de quadros neurologicos, demência ou Alzahimer.
Por isso é muito importante que todas as pessoas mantenham esses cuidados auditivos imediatamente após o diagnóstico da perda auditiva, ainda que de grau leve e em estágio inicial.
A perda auditiva tem vários efeitos colaterais. Não tratada, a perda auditiva pode fazer com que as pessoas se afastem da socialização e levem a sentimentos de isolamento e depressão.
PODE HAVER DETERIORAÇÃO DO SISTEMA AUDITIVO
A PERDA AUDITIVA É GENERALIZADA – E VEM CRESCENDO NO MUNDO TODO
De acordo com a OMS, aproximadamente um terço das pessoas com mais de 65 anos de idade são afetadas por deficiências auditivas incapacitantes e estão potencialmente em risco de afetar sua saúde geral se não forem tratadas.
Com o número de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que teriam dobrado em 2050 em comparação com os dias de hoje, a perda auditiva relacionada à idade é também um dos fatores que contribui para o aumento da prevalência de perda auditiva. Agora é a melhor hora para agir.
COMO VOCÊ PODE TOMAR A AÇÃO NO DIA AUDITIVO MUNDIAL?
Apenas lendo isto para se educar, você está dando um passo importante. Se você tiver dúvidas sobre sua audição ou se tiver alguém em sua vida que apresente sinais de perda auditiva, faça uma avaliação de audiológica gratuita e sem compromisso para que possa saber mais sobre suas necessidades individuais.
Raquel Munhoz, Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia.