Dia Mundial da Audição

O Dia Mundial da Audição é realizado em 3 de março de cada ano, com o propósito de aumentar a conscientização da população, sobre a necessidade de prevenir a surdez e detectar precocemente a perda auditiva, além de promover ações com orientações sobre cuidados auditivos em todo o mundo.
A cada ano, a OMS decide o tema. Esse ano o tema é:

“Cuidados Auditivos para todos: Triagem, Reabilitação, Comunicação.”

A audição é essencial e deve ser encarado como uma questão de saúde pública e privada.

A quantidade de pessoas que vivem com perda auditiva e doenças de ouvido, sem diagnóstico e cuidados primários é muito preocupante.
A OMS vem alertando sobre esse problema já ha alguns anos, que já afeta cerca de 360 milhões de indivíduos no mundo.

A surdez saltou do 11º lugar, em 2005, para 4º em 2020, entre as 347 doenças incapacitantes que a OMS relaciona com “anos de vida perdidos por incapacidade”

Ações preventivas e de orientação são necessárias para detecção e intervenção precoces, com o propósito de diagnosticar e tratar da perda auditiva, o quanto antes, em qualquer idade e ao longo da vida.

“Ações Preventivas Solidárias e Programas de Incentivo à Estimulação Auditiva”

Investir em programas de intervenções com triagem e incentivar a estimulação precoce, é parte de nossa missão, porque sabemos que ações desse tipo irão beneficiar muitas pessoas com perda auditiva. Seja de grau mínimo, leve ou mesmo moderado e severo, à reabilitação auditiva é possível, trazendo ganhos para cada indivíduo e sua família, além de representar uma economia em recursos financeiros para a sociedade.
Nós integramos ações desse tipo ao nosso atendimento, disponibilizando triagem auditiva e diversos programas de incentivo à estimulação auditivas, com o atendimento sempre centrado no paciente.

Zelamos pela boa audição e comunicação, em todas as fases da vida.

E sempre bom frisar:
A perda auditiva (e doenças auditivas relacionadas) pode ser evitada, por meio de ações preventivas, tais como: proteção contra sons altos; boas práticas de cuidado do ouvido e imunização.
A perda auditiva (e doenças auditivas relacionadas), pode ser tratada rapidamente, quando é identificada em tempo hábil.
Pessoas com risco de perda auditiva devem checar sua audição regularmente, procurando atendimento de um profissional Fonoaudiologo.

Esperamos que o Dia Mundial da Audição de 2021, seja um alerta com grande apelo à ações preventivas e de incentivo à Estimulação auditiva..
Todos os setores de saúde podem demonstrar sua capacidade de orientação, incentivando as pessoas a cuidarem de sua saúde auditiva.

Se desejar receber atualizações e informações audição, agendar uma triagem auditiva, reabilitação e comunicado e sobre o Dia Mundial da Audição, você pode cadastrar-se em nosso site e ter acesso aos textos técnicos e e-books sobre auditiva, zumbido e auditiva na infância.

Raquel Munhoz, Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia.