Perda Auditiva – Um caminho Seguro para a Adaptação dos Aparelhos Auditivos
Quando existe um quadro de perda auditiva diagnosticado pelo médico otorrinolaringologista e foi feita a indicação para uso de aparelho auditivo a conduta mais indicada é a busca por um profissional fonoaudiólogo experiente em audiologia e que atue dentro de um serviço especializado em seleção e adaptação de aparelhos auditivos.
É importante também certificar-se de que o centro auditivo tenha uma história na atuação em seleção e adaptação de aparelhos auditivos.
Atualmente os serviços que atuam na adaptação de aparelhos auditivos, devem, além de disponibilizar produtos e acessórios altamente tecnológicos, ter como o centro de suas atenções o usuário, oferecendo acessibilidade, acolhimento diferenciado, atendimento fonoaudiológico especializado, além de disponibilizar serviços que lhe dêem acesso a uma experiência clínica de sucesso.
Cultivar a confiança na relação profissional x paciente melhora significativamente a experiência clínica do usuário. O cuidado contínuo que o profissional dedica ao usuário e seus familiares, irá aumentar as possibilidades de sucesso clínico na reabilitação auditiva.
É importante que o usuário e seus familiares tenham acesso a todos os detalhes sobre o processo de reabilitação auditiva e essas informações, e eu essa informações sejam transmitidas com clareza, respeito e transparência, com o intuito de esclarecer todas as suas dúvidas, servindo, assim, como suporte para uma escolha consciente, segura e adequada ao seu perfil e expectativas.
A possibilidade de realizar um teste domiciliar prolongado e prévio com os produtos selecionados, experimentar diferentes níveis de tecnologia por período flexível e sob a orientação do fonoaudiólogo, faz com que o usuário sinta-se mais seguro para decidir sobre o investimento mais adequado às suas necessidades acústicas e de comunicação.
A equipe de profissionais deve estar sempre disponível para auxiliar o usuário a analisar os resultados obtidos no teste e fazer a relação de custo e benefício dos produtos.
No período pós-adaptação imediato, denominado período de aclimatização (processo neurológico de adaptação), é imprescindível que usuários e seus familiares recebam atendimento fonoaudiológico personalizado e semanal.
O aconselhamento ao usuário e seus familiares e/ou cuidadores e a estimulação auditiva pós-adaptação realizada em ambiente acústico, são serviços que agregam valor à compra dos aparelhos auditivos e também podem melhorar significativamente a compreensão de conversas em diferentes tipos de ambientes ruidosos, para que sua adaptação seja mais rápida, tranquila e segura.
Raquel Munhoz, Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia.