Tipos de Zumbido

Existem dois tipos de zumbido no ouvido , ele pode ser objetivo ou subjetivo.


Zumbido subjetivo: é o tipo mais comum e caracteriza-se por ser um zumbido que só você pode ouvir. Pode ser causado por problemas que acometem o ouvido externo, médio ou interno. Também pode ser causado por problemas no nervo acústico ou nas vias nervosas auditivas (parte do cérebro que interpreta sinais nervosos como sons).

Zumbido objetivo: é zumbido perceptível à avaliação de seu médico. Ele também pode ouví-lo enquando faz o exame. Esse tipo é raro e está relacionado a causas por problemas nos vasos sanguíneos, por uma condição óssea da orelha média ou oriunda de contrações musculares.

Para algumas pessoas ouvir um zumbido é algo extremamente perturbador. Em alguns casos a presença do zumbido pode gerar reações emocionais adversas, tais como aumento do stress e dos níveis de ansiedade. Por outro lado, o aumento do stress e da ansiedade “alimentam” o zumbido, piorando, assim, a sensação desagradável.

Dessa forma cria-se um círculo vicioso, culminando no aumento da gravidade do zumbido, já que o aumento dos níveis de estresse, aumentam o zumbido e a inversa também é verdadeira. Ansiedade, depressão, desempenho cognitivo reduzido e insônia são também sintomas comumente relatados por pessoas com zumbido.

O Zumbido é um sintoma.

O zumbido é um sintoma e não uma doença efetivamente, podendo estar relacionado a várias comorbidades, e, portanto, ser proveniente de diferentes causas, que podem ser isoladas ou múltiplas. Em geral, o zumbido no ouvido não está relacionado a um problema grave, no entanto o acompanhamento médico é sempre necessário.
O impacto do zumbido na vida da pessoa acometida por ele varia consideravelmente. Algumas pessoas são capazes de conviver bem com a presença do zumbido, criando suas próprias estratégias para não colocar ele em foco, outras experimentam níveis de leves a mais graves de incapacidade, o que afeta sua consideravelmente sua capacidade de viver uma vida normal.

Em 1% a 2% do pessoas, o zumbido é tão grave que a vida diária é substancialmente prejudicada.

Esse sintoma pode ser relatado pelo paciente de diversas formas, como som semelhante ao de abelha, à cachoeira ou, ainda, como apito, sirene, chiado, cigarra, motor de carro, apito, cachoeira, panela de pressão, rádio mal sintonizado, entre outros.

Pode-se classificar as causas, como curáveis, controláveis e intratáveis.

Raquel Munhoz, Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia.