Reabilitação Auditiva na Infância

Reabilitação Auditiva na Infância


Indicação e Seleção de Prótese Auditiva


Diagnosticada a perda auditiva, nem sempre o uso de medicamentos ou cirurgia são indicados. A prótese auditiva é um dos recursos mais eficientes no processo de reabilitação, nesses casos. A prótese auditiva tem a função de ajudar as pessoas com perda auditiva a ouvirem melhor. Quando selecionada e adaptada adequadamente, a prótese proporcionará ao usuário uma grande melhora na audição e em sua qualidade de vida.

Treinamento Auditivo Pós Adaptação

O acompanhamento contínuo e adequado nos primeiros meses após a adaptação da prótese auditiva é necessário. O treinamento auditivo promove e favorece a utilização de meios e estratégias, que resgatam as habilidades auditivas do indivíduo para melhorar a sua comunicação e percepção dos sons ambientais, além de maximizar os efeitos concedidos pela prótese auditiva.

Terapia do Processamento Auditivo

A re(habilitação) do indivíduo com desordem do processamento auditivo é baseada nas necessidades individuais de cada paciente. A intervenção direta, por meio da terapia fonoaudiológica e treinamento auditivo, associada ao uso de estratégias compensatórias, tais como pistas visuais, contextuais e linguísticas, garante o acesso à informação sonora com mais facilidade.

Raquel Munhoz

Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica – Núcleo de Audiologia