Cuidados e Prevenção

Prevenção é qualidade de vida:

A prevenção tem um papel muito importante para a preservação de nossa saúde e para a qualidade de vida.

Relacionamos algumas dicas simples, mas que, se feitas regularmente, irão te ajudar muito na prevenção ao zumbido, ou pelo menos, a retardar ao máximo o seu aparecimento, caso, você tenha uma propensão a desenvolver o zumbido.

Dispositivos Eletrônicos e Ruído Ambiental:

Vivemos em um mundo cada vez mais ruidoso e muito tecnológico, em que os dispositivos eletrônicos e uso de celulares estão cada vez mais populares. Segundo uma pesquisa encomendada para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), estima-se que em 2019 existiam 230 milhões de smartphones em uso no Brasil, ou seja, um número superior à população estimada do Brasil, no mesmo período, mostrando que muitas pessoas têm mais de um celular. Estima-se também que o brasileiro passe, em média, quase 5 horas usando o celular por dia. Grande parte desse tempo, com o uso de fones de ouvido.

O uso de fones de ouvido por tempo prolongado e com o som muito alto, é uma das causas de zumbido.

A – Para causas ligadas ao ruído ambiental e uso de fones de ouvidos:

Alguns cuidados e dicas podem ajudar a pessoa a evitar o zumbido, ao menos em alguns tipos de causas isso é possível, assim prevenir-se será sempre o melhor caminho.

Nos casos de uso de fones de ouvidos, o ideal é fazer intervalos de descansos ao ouvido e não ultrapassar duas horas de uso contínuo, além de não aumentar o som em mais que a metade da potência. Alguns celulares avisam que se aumentar pode prejudicar os ouvidos. Respeite esses limites, seu ouvido vai agradecer.
Outra dica para prevenir o zumbido e cuidar de sua audição, é evitar a permanência prolongada em ambientes muito barulhentos, pois o ruído pode prejudicar a sua audição. Nesses casos o uso de protetores auriculares é indicado, por exemplo, em fábricas, o uso já é uma obrigação.

Em momentos de entretenimento, em locais como em bares, baladas, shows, corridas de automóvel, em que tem música alta ou sons muito intensos e por um período prolongado, é importante, como uma forma de prevenção, ter um descanso aos ouvidos, de períodos de pelo menos 10 a 15 minutos intervalos a cada hora de exposição. No caso de corrida de automóveis, o uso do protetor auricular é imprescindível. Para música existem os protetores auriculares com filtros flat de fala.

B – Para causas ligadas ao nosso corpo e seu metabolismo:

Dicas simples do dia a dia podem ajudar muito na prevenção de alterações metabólicas, tais como a hidratação e a alimentação fragmentada. Tome água regularmente e várias vezes ao dia, não permanecendo em jejum por tempo prolongado e procurando ingerir alimentos saudáveis de forma fragmentada, em pequenas porções e várias vezes ao dia (com intervalos de três em três horas).
Coloque seu corpo para trabalhar, saindo do sedentarismo. Procure fazer exercícios físicos regularmente. Não abuse do doce.

Lembrando que todas essas dicas, devem ser acompanhadas por profissionais especialistas da área da saúde. Nutricionistas irão indicar uma alimentação adequada para você. Fisioterapeutas e preparadores físicos, indicarão exercícios físicos que sejam próprios para o seu biotipo. A ingesta descomedida de cafeína, álcool e o tabagismo são grandes vilões, para a saúde em geral e fatores causadores de zumbido. O ideal é evitar o excesso, e, caso você não consiga, diminua ao máximo e procure ajude de um especialista, para abandonar o vício e prevenir o surgimento e piora do zumbido.

Ainda sobre o nosso corpo, não tome nenhum medicamento sem uma prescrição médica. Existem remédios que são ototóxicos, ou seja, que agridem o sistema auditivo e que podem causar surdez e/ou zumbido.

Seu médico, seu fonoaudiólogo e outros profissionais da saúde são grandes aliados, no correto tratamento de sua saúde e na prevenção do zumbido e poderão orientá-lo adequadamente.

C – Para causas ligadas ao estresse:

Vivemos em um mundo em que tudo é urgente, em que as coisas são para ontem. Somos submetidos a pressão no trabalho, estresses em casa, ficamos assustados por doenças e vírus novos que surgem e isso tudo vai causando alto nível de ansiedade e stress, e, é claro, também pode ser um fator causador ou de piora e exacerbação do zumbido no ouvido.

Ter atividades prazerosas, como leitura, atividades artísticas, exercícios físicos, dentre outros hobbies, fazer meditação ou a prática de mindfullnes, podem ajudar muito, pois você irá tirar um tempo de seu dia para vivenciar alguns períodos de relaxamento e só seus. Escolha uma atividade que te dê mais prazer e inicie uma mudança em sua vida e em sua saúde mental.

A prática artes marciais, de yoga, meditação, Tai-Chi-Chuan tem um papel muito importante na redução do estresse do dia a dia.

Raquel Munhoz, Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia.