Tenho zumbido. O que fazer?

Você já deu o primeiro passo, lendo nossos artigoa e fazendo o download do nosso e-book.



O próximo passo é procurar um médico otorrinolaringolista e um fonoaudiólogo, para avaliar sua audição e o zumbido.

A variedade de causas exige que o diagnóstico e o tratamento do zumbido sejam realizados por uma equipe multidisciplinar, que pode ser composta por médico otorrinolaringologista, ortopedista, neurologista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, ortodontista e fonoaudiólogo, dentre outros. Cada profissional será envolvido de acordo com o tipo de zumbido e tem um papel muito importante nesse processo de diagnóstico, intervenção e reabilitação com o paciente que tem o zumbido.

Na presença de zumbido além da avaliação auditiva, serão realizados exames de sangue, exames de imagem, avaliação ortodôntica, avaliação ortopédica e postural, avaliação psicológica ou psiquiátrica entre outras, até que a causa seja determinada.
Após uma investigação médica criteriosa e avaliação audiológica clínica completa, poderá ser realizada uma avaliação mais específica para o zumbido, denominada acufenometria. Esse teste identifica o tipo de frequência (pitch) e a intensidade (loudness) do zumbido.

Na avaliação do zumbido também serão aplicados questionários padronizados e protocolos específicos para a detecção do zumbido.

Para ilustrar melhor, relacionamos abaixo alguns exames que fazem parte do protocolo de zumbido e as algumas das abordagens mais conhecidas para o tratamento do zumbido.

Raquel Munhoz, Fonoaudióloga Especialista em Audiologia Clínica e Responsável Técnica no Núcleo de Audiologia.